quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

GRUPO, EQUIPE ... FAMÍLIA!



Ao tratarmos sobre esportes ou jogos pensamos logo em trabalho coletivo. No Jiu-Jítsu, apesar de ser lutas individuais, o projeto coletivo é essencial para os atletas. Porém, há diferenças entre as denominações que damos dentro das academias.
Quando falamos de Grupo, falamos de um conjunto de pessoas que exercem a mesma função. Dentro de um grupo, alguns se destacam mais do que os demais. Isso por que seu desempenho lhe dá uma posição de maior visibilidade sob o restante, mesmo que estes estejam no seu mesmo estágio. É possivel formar um grupo forte, mas é quase impossivel formar um grupo unido, homogêneo.
Equipe pode ser diferente em denominação e na prática, isso em relação ao grupo. Em uma Equipe, existem superiores e seus pupilos. Mesmo assim o resultado de seus trabalhos é dividido em méritos iguais. Todos têm seu valor. União pode ser um ponto forte. Porém, em uma equipe a ambição por alcançar o posto de superior desta mesma transforma em risco o equilíbrio não só da equipe, mas também do desempenho individual de cada membro.
Quando pensamos em família, nossa referência é a instituição familiar da qual somos oriundos. Mas não são todas as famílias que oferecem uma estrutura adequada para a formação de grandes personalidades sociais e esportivas. Porém, quando fazemos de nosso grupo ou equipe uma família, transformamos em uma nova família, esta passa a ser suporte para nossas conquistas e para darmos passos mais firmes e concretos em nossa busca pela perfeição.
Em uma família, quando um cai, se o outro não puder levantar, se faltar-lhe força, este sentará ao lado do que caiu, e esperará que ele recupere suas forças, pois sozinho ele não seguirá abandonado seu parceiro, seu irmão. Quando a fome, o frio, a tristeza, a fraqueza ou a traição atingi uma família, nenhum de seus membros recuará. Eles sabem que a vitória só será possível com a união de todas as forças, de todas as qualidades, de todas as experiências. É quando chegasse a vitória. Todos sabem sua importância como parte de um corpo que unido vence as dificuldades e supera as barreiras do preconceito, da inexperiência e da descrença dos perdedores.
Nossa família ...
Poderosos Dragões ...
"Separados somos fortes. Unidos somos INVENCÍVEIS".

Elenilson Balduino
Faixa-Azul (4º Grau)
Instrutor da Academia Poderosos Dragões.

3 comentários:

Ozimara Lucena disse...

Morro de orgulho dessa minha família de vencedores. Amo muito e admiro o meu esporte. Parabéns à nós, por sermos motivo de orgulho para nossa cidade.

Anônimo disse...

É isso mesmo nós somos uma familia. não importa o tamanho , não importa as dificuldades que vamos enfrentar daqui para frente

É isso ai suor e sangue vamos treinar como um dragão , comer como um leão e descasar como um bebe.

cara não importa o que aconteça somos uma familia e nessa familia tem um superior e é você cara estamos aqui para o que der e vinher . separados somos fortes unidos somos invensivéis . somos poderosos DRAGÕES.

joanes disse...

Concerteza somos uma família forte e unida,pois como toda familia sempre tem os altos e baixos!mas se sempre estivermos unidos coseguiremos superar e vercer cada obstaculo!!!!
e com essa força somos grandes CAMPEÕES!!!!