Seria muito fácil chegar aqui hoje e dizer que tudo isso já era esperado. Seria fácil dizer que foi tudo planejado, ou que era algo dado como certo. Mas não para quem viu tantas vezes o declínio e o ressurgimento deste trabalho. Não para quem como uma fênix, lendária ave divina, teve sua destruição e que das cinzas ressurgiu tantas vezes.
Lembrar das origens da nossa academia e do Jiu-Jítsu aqui em Equador, remete-me a uma história de derrotas e vitórias constantes. Não posso deixar de fazer aqui agradecimentos e elogios aos que comigo trilharam este sonho.
Como por exemplo nossos familiares, que por inúmeras vezes nos viram chegar em casa exaltos e muitas vezes machucados pela dureza dos treinos. Estes sim sabem o quanto amamos o que fazemos.
E como eles, outros acreditaram em nosso potencial. Faço aqui meu agradecimento ao meu mestre e companheiro de treino por tanto tempo: Robeilson Sabino. Este eu considero um dos patronos das Artes Marciais em Equador. Não poderia esquecer o amor paternal e a credibilidade depositados em nós pelo Padre Jaime, que cedeu por um longo período o prédio do salão paroquial para podermos treinar. E que ainda deu-me tanto incetivo para nunca desistir.
Outro grande presente de Deus foi termos a oportunidade de mostrar nosso trabalho ao senhor Antônio Correa, que de certa forma nos apadrinhou e tem dado todo apoio, cedendo-nos um espaço onde podemos desenvolver nosso Jiu-Jítsu.
Tantos outros eu poderia citar. Bruno (faixa-preta), Yuri (faixa-azul), Luciano (faixa-roxa) que nos conheceram e enriqueceram nossa técnica. Crizaldo Marcelino pelos conselhos, muitas vezes hilários, porém cheios de experiência. Os, poucos, políticos que pelo menos tenham tentado nos conhecer melhor e demais autoridades que de alguma forma nos ajudaram. E tantos mais que são células deste corpo à qual chamamos Poderosos Dragões.
Agora, dias após conquistar o título de Campeão Estadual de Jiu-Jítsu, olho com alegria que a semente lançada foi fecundada e já dá seus primeiros frutos. Tenho certeza, que muitos outros poderão surgir, pois Equador tem Jiu-Jítsu nas veias.
Tenho confiança que se necessário ele se reenguerá e alcançará, um dia, o reconhecimento que nós atletas esperamos que ele tenha. Para que os dias deste esporte seja mais e mais fecundos. Pois uma certeza me faz respirar com fé: "Pois enquanto existir um 'louco' que ame e acredite, o Jiu-Jítsu em Equador não morrerá. E mais, muitos e muitos campeões terá".
Agradeço as palavras e os parabéns que me deram. E espero que sejam estendidos a todos os atletas que dia a dia treinam com fervor e resignação.
"A grandeza não está em receber honras. Mas, em merecê-las".
Elenilson Balduino
Campeão Estadual Peso Pesado de Jiu-Jítsu - 2009
Faixa Azul
Federado pela FJJE-RN
3 comentários:
Seria tão bom que as autoridades e os comerciantes de Equador tivessem essa mesma visão desse jovem. Assim talvez nossa juventude não estaria na situação desagradavel que está. Hoje os jovens não se respeitam nem respeitam ninguém, e destroem suas vidas em drogas, e outros problemas sociais. Quando surge um exemplo desses, este deveria ser incentivado intensamente para abrir a mente e os olhos dos outros.
Parabens Academia de Jiu Jitsu!
Parabéns Elenilson pelo trabalho e pelas belas palavras.
Grande cara ... é bom ver todo este trabalho frutificando e saber q tudo valeu apena e reconhecer o esforço de todos direta e indiretamente é muito bonito. Um exemplo de umildade e capacidade de seguir, buscar e nunca desistir do seu objetivo, mesmo q outros desistam, mas vc esta ali firme e forte... eis uma atitude para q muito de nos deveriamos tomar como prioridade em nossa caminhada seja ela qual for .
Parabens Brasa, parabens braseiros, parabens elenilson.
Felicidades... enssao.
Meus sinceros parabéns a Helenilson, Jaimar e Léo que transformaram o suor, o sangue e até mesmo as lágrimas em reconhecimento e vitórias, e a todos o que constituem essa irmandade que é a Academia Poderosos Dragões.
Vocês, com todas as dificuldades que encontraram neste árduo caminho, souberam aproveitar as oportunidades e as agarraram com unhas, dentes, kimuras, triângulos, americanas...e não soltaram mais. É isso aí, valeu pelo esforço, dedicação e persistência. Sou fã de vocês!
Postar um comentário